Vocabulaire Juridique - Part 01


Imagem do site: link

Olá! A postagem de hoje é para galera do Direito. É conhecido de muitos que o direito brasileiro tem fortes influências do direito Francês, inclusive o código civil brasileiro. Um exemplo disso nós encontramos nesse trecho: “Tout fait quelconque de l’homme, qui cause à autrui um dommage, oblige celui par la faute duquel il est arrivé, à le réparer  (Qualquer fato oriundo daquele que provoca um dano a outrem obriga aquele que foi a causa do que ocorreu a reparar este dano)” Quem tiver interesse em saber mais sobre o assunto eu encontrei um artigo bem interessante Responsabilidade Civil no Código Civil Francês e no Código CivilBrasileiro. Com base nisso que tal um pequeno vocabulário com termos em Francês? Não sou especialista no assunto, afinal minha área é informática, portanto, quem desejar contribuir com a postagem é muito bem vindo. Eu já publiquei com vocabulário com termos da Informática, quem desejar conferir clique aqui e aqui.

Vocabulaire Juridique - Part 01
1- Article  - artigo.
2 - Arrêté - Decisão de uma autoridade administrativa.
3- Audience - audiência
4- Avocat - advogado
5- Ayant droit 
 6- Biens - Bens
 7- Décret - decreto
8- Droits Civils -  Expressão usada para o direito da vida privada tais como: direito à imagem, liberdade de ir e vir, liberdade de expressão e etc...
9- Droits Dérivés - Direito da segunrança social.
 10- Droit Public, Privé - Direito Público, Privado.
 11 - L'État de droit ou primauté du droit (Kelsen) - Situação jurídica em que todos tem direito e deveres.
12- Loi - lei.
13 - Pouvoir exécutif , législatif, judiciaire - Poder executivo, legislativo, judiciário.
14- Puissance publique - Pode público.


Quer mais termos? Tem dois glossários que eu recomendo na web.



Bom, e isso é tudo! Galera lamento informar que o blog ficará um tempo desativado. As postagens vão ser mais raras daqui pra frente. Estou focando em concursos públicos ultimamente e a fase é outra! Liberei essa postagem por que há séculos ela estava pronta no Blog. Um beijo a todos e até breve.


Commentaires

Posts les plus consultés de ce blog

Oração em Francês

Voix active et voix passive

Playlist: Artistas Brasileiros cantando em Francês