Exame de Proficiência - DELF/DALF/TCF/TEF


Olá a todos! Feliz 2013 e vamos a nossa primeira postagem do ano. Primeiramente, desejo a todos um ano cheio de conquistas e de muito estudo e venho aqui assinar um compromisso de fazer um blog em 2013 melhor do que o de 2012. Segundo, gostaria de pedir desculpas pelo descaso no ano passado, mas, foi um ano bem difícil para mim, defesa de monografia, termino de disciplinas, inicio do mestrado, apresentação de seminários e enfim, um ano de muita batalha que finalmente me trouxe vários resultados positivos na minha vida pessoal e profissional, tenho apenas motivos para agradecer a Deus pelo ano de 2012.
Bom, vamos ao que interessa! Uma das minhas primeiras metas de 2013 é fazer o exame de proficiência da língua francesa. Eu já deveria ter pensado nisso há muito tempo, mas, devido aos contratempos citados eu fui deixando em segundo plano e já me fez perder uma boa oportunidade de me inscrever em uma mobilidade de mestrado na França. Enfim, a postagem de hoje é sobre os exames de proficiência, que pretendo ainda ver essa semana a data na Aliança Francesa de São Luís do Maranhão, então vamos aos níveis, competência de cada um.
Começaremos falando sobre as provas oficiais a serem feitas para obtenção do diploma aplicadas no Brasil:
DELF (Diplôme d’Etudes en Langue Française): O DELF assim como o DALF (que será visto a seguir) é um diploma emitido pelo ministério da educação francês e reconhecido por 900 centros. O DELF é composto por 4 diplomas independentes mostrado na tabela abaixo:
DELF
Utilisateur
DELF A1
élémentaire
DELF A2
DELF B1
indépendant

DELF B2

Caso você pretenda fazer o exame para um dos níveis do DELF abaixo alguns links que podem ajudar no estudo para prova:
Descrição e tempo de cada competência: link1
Teste oral: link1
Teste: DELF B1
Curso à distância: CNED (indicado pelo CIEP)
PS: Segundo o que eu entendi os diplomas DELF e DALF valem por toda vida! Eu lembro que no inglês você pagava uma nota e valia temporariamente se alguém puder confirmar eu agradeço, pois, pretendo fazer teste de proficiência de língua inglesa também.
DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française): O DALF é composto de dois diplomas apenas, que serão mostrados na tabela abaixo:
DALF
Utilisateur
DALF C1
expérimenté
DALF C2
TCF (Test de connaissance du Français): É organizado pelo CIEP (Centro internacional de estudos pedagógicos) e esta dividido em TCF, TCF DAP, TCF pour l’accès à la nationalité française e TCF Québec quem desejar saber o que é cada um acesse o link, pois, há a versão em português: http://www.ciep.fr/tcf/index.php. Ao contrário do DELF e DALF o TCF a validade do teste tem duração de 2 anos. Para entender como funciona o teste clique no link. O TCF tem uma parceria com  TV5MONDE.
TV5MONDE TCF: informações gerais sobre o exame.
Apprendre.tv: esse site apresenta várias aulas gratuitas de francês, quem quiser acessar basta clicar no link.
Enseigner.tv: esse site apresenta ferramentas para quem quer ensinar francês.
TEF (Test d’Evaluation de Français): É organizado pelo CCIP, com validade do teste de 1 ano. Para mais informações vocês podem visitar o site: http://www.francais.ccip.fr/tef-et-e-tef/ que lá tem falando como é aplicada e para que serve a prova.

Níveis de pontuação:

A1: Elementar (100 a 199 pontos) 
A2: Elementar avançado (200 a 299 pontos) 
B1: Intermediário (300 a 399 pontos) 
B2: Intermediário avançado (400 a 499 pontos) 
C1: Superior (500 a 599 pontos) 
C2: Superior avançado (600 a 699 pontos)

Eu vou começar tentando pelo B2, afinal foram 2 anos estudando francês, mas, vou na Aliança me informar mais sobre isso. O valor atualmente é de R$ 170,00 só que não sei se são para todos os níveis. E por hoje é só! Assim que tiver informações sobre o processo de obtenção desses testes, ou verificar qualquer erro, eu atualizarei a postagem! Espero que tenham gostado e vou postar tudo sobre o exame aqui! Acompanhem! Bisous e até a próxima.

Informações do site: http://www.bresil.campusfrance.org/node/6600

Commentaires

Unknown a dit…
Prezados, estou procurando material atualizado que possa ser impresso para eu poder estudar para a prova DELF B2.

Posts les plus consultés de ce blog

Oração em Francês

Voix active et voix passive

Playlist: Artistas Brasileiros cantando em Francês