Dicas para aprender francês: Mantendo a motivação

Aprender uma língua estrangeira sozinho é mais difícil do que parece. Exige muita concentração, disciplina e força de vontade. Mesmo com a ajuda das ferramentas multimídia da internet. A coisa fica ainda mais complicada com o francês, pois, ao contrário do que acontece com o inglês, não somos bombardeados de produtos culturais diversos em francês. Em comparação com o estudo solitário, mesmo com o uso de diversas ferramentas multimídia, é fácil assistir aulas de francês em Curitiba ou em qualquer outra cidade do Brasil.
Se você possui dedicação e disciplina já tem as qualidade mais raras. Contudo, ainda é preciso manter a motivação em alta. O que é bem mais difícil sem o apoio dos colegas ou do professor quando seu ânimo fraqueja. Um de meus amigos, que aprendeu francês sozinho, era simplesmente fascinado por ciclismo e encontrou o ponto de intersecção entre sua paixão e seu aprendizado: Le Tour de France. Ele passou a assistir à volta atual, às voltas antigas (com narração em francês), pesquisava a respeito dos lugares onde os atletas passavam em sites turísticos ou geográficos (também sempre em francês) e pesquisava dados e informações técnicas a respeito das bicicletas e dos equipamentos de segurança. Tudo isso, intercalado com os estudos de gramática e com as técnicas de conversação. Ao invés de encarar as palavras desconhecidas e a dificuldade de compreensão como um obstáculo, ele as encarou em parte como desafio, em parte como lazer.
Então, do que você gosta? Moda? Cinema? Música? Filosofia? Arte? A França é considerada como um dos berços da cultura moderna (afinal, foi lá que a Era Moderna começou com a Revolução Francesa) e, com certeza, possui representantes importantíssimos em alguma área que seja do seu interesse.
Mesmo que você não possua tanta disciplina (ou prefira fazer um curso mais convencional), ainda pode usar essa dica para aprimorar seu aprendizado em um curso mais tradicional. Caso queira encontrar um curso de francês não deixe de usar a internet para buscar pelo melhor curso de francês em Brasília ou onde quer que você pretenda estudar.

Commentaires

Posts les plus consultés de ce blog

Oração em Francês

Voix active et voix passive

Playlist: Artistas Brasileiros cantando em Francês