Coupe du monde/ Copa do mundo

Imagem retirado do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jules_Rimet_replica.jpg

Olá a todos! De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. O Brasil é conhecido como "país do futebol" por ser pentacampeão, mas, a competição que tem o título mais cobiçado do mundo surgiu na França. Conheça mais um pouco dessa história.
A competição foi criada em 1928 pelo francês Jules Rimet, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA (Federation International Football Association). Rimet foi o terceiro presidente da Federação Francesa de Futebol e teve posteriormente uma taça em sua homenagem: Taça Jules Rimet.
A Taça Jules Rimet foi conquistada pelo Brasil nas copas do mundo de 1958, 1962 e 1970. Essas três vitórias deu o direito ao Brasil de ficar definitivamente com o troféu, mas infelizmente o mesmo foi roubado e derretido e até hoje não se tem notícia de punição dos culpados.
A primeira copa do mundo oficial aconteceu em 1930, no Uruguai com os seguintes países: Uruguai, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Bélgica, França, Iugoslávia, Romênia, México e Estados Unidos. A campeã da primeira copa do mundo foi a seleção Uruguaia. Houve duas competições antes da segunda guerra mundial, 1934 e 1938, depois disso só 12 anos depois.
Abaixo alguns termos do futebol em Francês:
Football / foot - futebol
Coupe du monde - Copa do mundo
mi-temps - Intervalo
Prolongation - Prorrogação
Équipe - Time
Joueur   - Jogador
But - Gol  
Carton jaune -  Cartão Amarelo
carton rouge - Cartão Vermelho
Passe   - Passe
Pénalty - Penalti
Stade - Estadio 

Mais termos você encontra nesse site: http://french.about.com/od/vocabulary/a/soccer.htm

 

 
 

Commentaires

Posts les plus consultés de ce blog

Oração em Francês

Voix active et voix passive

Playlist: Artistas Brasileiros cantando em Francês