A invenção de Hugo Cabret

Quem ainda não assistiu ao filme: “A invenção de Hugo Cabret” deve está se perguntando qual o segredo pelo sucesso com 5 estatuetas no Oscar 2012 e 17 indicações. Bom, independente do mérito ou não eu vou aqui expor meus motivos para esse filme infantil ter entrado na minha “movielist” e por que eu não poderia deixar de publicar uma resenha aqui no Blog. Eu até acredito que depois dessa resenha muitos vão querer correr para ver o filme. 

1) Sinopse e Trailer:

O filme se passa em Paris, que por sinal achei uma visão meio clichê dos franceses, e conta a história de Hugo Cabret um menino órfão que vivia dentro de um relógio e era muito habilidoso em concertar engenhocas, talento do qual herdara do pai. 
Temendo ir para um orfanato, Hugo fica boa parte do seu tempo escondido dentro do relógio da estação, saindo apenas para roubar comida e peças para consertar um autômato que herdara do pai. Sua rotina muda até ser flagrado pelo dono da loja de brinquedos e este tomar seu livro com orientações sobre o conserto do autômato. A partir daqui não pretendo mais escrever, pois desejo que vocês vejam o filme não quero ser estraga prazeres. Fiquem abaixo com o Trailer do filme:




2) Trilha Sonora : 


Coeur Volant - Zaz
Animer, à la vie, les songes, les couleurs,
Voir la lune, les étoiles, tout se retrouve à nouveau.

Serpentant les ruelles,
Dans l'oubli, dans la peur,
Petit génie aux doigts de fée,
Fixant les heures,
Ouvrant ses ailes,
Un cœur qui pleurait, qui s'envole
L'amour a soigné ce qu'il manquait.

Elle était inconnue, curieuse et puis amie
Un clin d'œil en offrande
Petite sirène aux yeux de nuit
Sa clé a porté le rêve vivant
Un secret qu'ils partagent à présent.

Il était magicien d'images de poèmes
Dompteur de rêves,
Caché dans l'ombre,
Seul avec son jeu brisé,
Son cœur cassé
Les choses en morceaux se réparent a nouveau.

Rêve …
N'oublie pas les rêves!
Rêve …

Como o Blog é sobre a cultura Francesa postei a única musica em francês do filme, é da Zaz (Quem ainda não conhece Clique aqui), abaixo o restante para pesquisas de quem interessar.


1. The Thief 
2. The Chase 
3. The Clocks 
4. Snowfall 
5. Hugo's Father 
6. Ashes 
7. The Station Inspector 
8. Bookstore 
9. The Movies 
10. The Message 
11. The Armoire 
12. Purpose 
13. The Plan 
14. Trains 
15. Papa Georges Made Movies 
16. The Invention of Dreams 
17. A Ghost In the Station 
18. A Train Arrives In the Station 
19. The Magician 
20. Coeur Volant (feat. Zaz) 
21. Winding It Up 
Extraido de: Cinepop


3) História do cinema: O que é verídico e o que é ficção
No filme você irá encontrar fatos sobre a história do cinema, George Méliès e seu primeiro filme com efeitos especiais Le voyage dans la lune, e fala um pouco dos autômatos brinquedo esse que inspirou não só o filme mas outros como : Pinóquio, O homem Bicentenário além da própria ciência quando se fala de inteligência artificial.
A história do cinema
O primeiro filme exibido  no mundo foi adivinha onde? Na França. O título do filme era: L'Arrivée d'un train en gare de La Ciotat criado pelos irmão Lumière, ele tinha uma duração de 50s e todos que estavam na seção ficaram com medo da locomotiva..super bizarro, não? A invenção de Hugo Cabret retrata bem o inicio do cinema.
Verdades sobre George Méliès

O filme foi inspirado em um livro com o mesmo nome e é claro conta com um pouco de ficção, contudo o que é verdade sobre George Méliès?
Méliès foi realmente um ilusionista, porém deixou a carreira para se dedicar ao cinema assim que viu o primeiro filme ser exibido nas telas, fundou o primeiro estúdio de cinema, uma casa de vidro e sua esposa Jeanne d'Alcy realmente contracenou em seus filmes. Com a primeira gerra mundial muitos deixaram de ir ao cinema e com isso Méliès vai a falência e compra uma loja de brinquedo em uma estação de trem. Em um momento de raiva ele destrói parte de suas obras ou as vende perdendo grande parte do seu riquíssimo acervo.
Quem quiser ler mais visite os sites:
wiki
http://www.melies.eu/
http://www.artefake.com/GEORGES-MELIES.html
http://www.enssib.fr/bibliotheque-numerique/document-48719
Têm algumas de suas obras no youtube, mas ainda assim acredito que no cinema, vendo tudo como é feito fica bem mais interessante. 

"O Autômato"
Extraído do site: G1 /Imagem de Matt Rourke/Associated Press

Para muitos o primeiro autômato existente foi criado por Deus, com a famosa história de Adão e Eva feitos de barro e ganhando vida com o nosso criador. E eles realmente existiram esse apresentado na foto por exemplo é capaz e escrever 3 poemas e têm mais de 210 anos. Eles foram inspiração para a nossa robótica e consequentemente nos estudos da inteligência artificial de hoje em dia e se transfonaram nos androides. A postagem já está ficando muito longa logo deixarei alguns sites para pesquisa posterior de vocês.
4) Criticas

Para finalizar a opinião acerca do filme, não a minha é claro e sim de outras pessoas pela internet a fora, por que eu já deixei bem clara aqui que TODO mundo deve correr para os cinemas e ver o filme..Vale MUITO a pena!!


<<"A Invenção de Hugo Cabret" nos fala também da arte como fábrica de sonhos, de agregação familiar, de registro das memórias e edificador da cultura de cada um de nós. Através da cultura, podemos nos apaixonar por uma arte, admirar um artista e até impedi-lo de ser relegado ao esquecimento da voracidade do tempo em aceleração. E, finalmente, que entre a infância e a adolescência reside o período mais importante de nossas existências porque somos tão infantis e dispostos a aprender... com a imaginação e a fantasia... o que as artes têm a nos ensinar. A arte como encantamento, como criação do desejo de ser, também, um artista...>> Diário do Nordeste


<<Mas a melhor cena da história é a que mostra como Méliès fazia os seus filmes, semelhante a um teatro filmado. Scorsese acerta em cheio nesta sequência. Note que ela é bastante longa, como se o diretor fizesse questão de mostrar como o trabalho de Méliès era apaixonado e revolucionário para a época. Em seus filmes ele trabalhava como diretor, roteirista, ator, produtor, cenógrafo, figurinista e fotógrafo.>> D24am


<<"É aqui que os sonhos são feitos”, explica um personagem em determinado momento do filme se referindo aos estúdios cinematográficos. Realmente. Com pirotecnia, cores, profundidade e truques de mágica, o cineasta capta, como ninguém, a atenção do espectador. Brinca assim, na técnica e nas invenções mirabolantes, com o sentimento das pessoas. Mas talvez a técnica tenha ganhado importância demais em detrimento das boas histórias.>> Cinema com rapadura


E ai o que acharam? Vão assistir? Espero os comentários...A postagem ficou meio longa, mas vale a pena... Para mim foi a melhor postagem que escrevi até agora... Ficou muito Rica..Bjus e até a próxima!!


Commentaires

Vanessa Carneiro a dit…
Muito bom esse filme!
Frances dicas a dit…
Muito bom mesmo ;)
Assisti ontem...
Obrigada pelo comentário ;**

Posts les plus consultés de ce blog

Oração em Francês

Voix active et voix passive

Playlist: Artistas Brasileiros cantando em Francês