Vincent Depaul (São Vicente de Paulo)

Olá gente dia 27 de Novembro em minha paróquia é comemorado o festejo de São Vicente de Paulo, que fique bem claro não estou aqui para converter ninguém, contudo esse santo originado da França têm uma história de vida muito bonita e resolvi fazer uma homenagem. Espero que gostem e comentem o que acharam. 

Leituras Complementares: 

Nasceu em 24 de Abril na cidade de Ranguines na França, foi um sacerdote católico  declarado pelo Papa Clemente XII. Vindo de uma família de camponeses destacou-se pela sua inteligência e devoção onde estudou em Dax e na universidade de Toulouse para estudar Teologia. Teve uma vida cheia de provações chegando a ser escravo por 2 anos e passar por vários donos, contudo ao conseguir sua liberdade fundou a "Confrérie de la charité"  composto de damas que trabalhavam em prol dos pobre e doentes na cidade de  Chatillon-de-Dombes (Hoje conhecida como Châtillon-sur-Chalaronne ), logo depois com ajuda da Madame de Gondi ele fundo também uma congregação de padres chamados de Lazaristes  (Ou Vicentinos) que cuidava de levar instrução aos camponeses que na época acreditavam em todo tipo de crendice, mas a vida desse homem santo não se resumiu somente a isso, abaixo uma lista de mais alguns feitos:
  • Fondation des Filles de la Charité: Ou ainda chamada de "Soeurs de Saint-Vincent-de-Paul" resultado da "Confrérie de la charité"  só que desta vez na França.Dando espaços para "Conférences du Mardi" e a "Fondation de la Confrérie de L'Hôtel-Dieu " todas com o mesmo objetivo cuidar dos pobres e doentes, em outras palavras hospitais.
  • Enfants Trouvés: Criada em 1638 para crianças abandonadas chegando a salvar mais de 600 crianças contudo não obteve mais recursos para continuar.
  • E para finalizar entra na lista assistência as vitimas de guerras religiosas, pestes e da fome.  
Citações: 
"Il faut tenir pour maxime indubitable que lesdifficultés que nous avons avec notre prochain viennent plutôt de nos humeurs que d'autre chose."
" Il faut commencer par les choses de Dieu, il faut faire ses affaires, il fera les nôtres."
"Le bruit ne fait pas de bien, et le bien ne fait pas de bruit."

Igreja de São vicente de Paulo em Clichy

Abaixo um vídeo sobre a reforma da igreja e fala um pouco de São Vicente de Paulo (Francês)



São Vicente de Paulo hoje (Capanha)

Existe um filme que conta um pouco mais da história de São Vicente de Paulo fica uma ótima dica para nós , já que eu ainda não assisti. Abaixo o Trailer do filme que infelizmente não esta muito legal (Inglês)
Direitos autorais da Imagem:



Enfim espero que tenham gostado da publicação de hoje, é impossível eu descrever aqui tudo que este homem fez pelo mundo prova disso é o seu reconhecimento em toda parte inclusive no Brasil, sugiro que quem tenha uma boa base de Francês leia o livro que indiquei no começo da postagem,e não vamos discutir se ele merece ou não ser canonizado, pois isto é uma questão de fé e fé não se discute se respeita e convive-se com as diferenças, vamos tentar passar com a história vida dele um pouco mais de amor e caridade ao mundo. Um beijos a todos, Até a Próxima!!!






Commentaires

Tsu a dit…
Oi!
Eu gosto dessa diversidade francesa no blog...acabo twendo conhecimento de muitas coisas!

http://www.empadinhafrita.blogspot.com
Francês Dicas a dit…
Muito obrigada pela visita :)
Volte Sempre!!!

Posts les plus consultés de ce blog

Oração em Francês

Voix active et voix passive

Playlist: Artistas Brasileiros cantando em Francês